Suponho que todos que trabalham com recursos hídricos já tenham ouvido falar em mudanças climáticas. De maneira geral e bem resumida o assunto diz respeito as mudanças no clima que acontecem em curto, médio e longo prazo. Embora o assunto só tenha tomado grande espaço na mídia e em boa parte dos eventos científicos nos últimos 10 anos, as mudanças sempre ocorreram, pois elas fazem parte dos ciclos naturais do planeta; embora as previsões indiquem que elas ocorram mais significamente nas próximas décadas.
O IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, ver mais em http://goo.gl/ES5pI e em www.ipcc.ch) ficou bem conhecido por isso. Esse órgão reúne várias informações científicas e de tempos em tempos (alguns anos) produz relatórios sobre os impactos da mudanças climáticas em diversos setores. Esse foi uma descrição bem pobre sobre o IPCC, vejam mais informações nos links que indiquei.
Considero a leitura do seguinte artigo do Prof. Tucci muito interessante para ter uma idéia inicial dos aspectos que envolvem as mundanças climáticas: http://rhama.net/wordpress/?p=198. Eu acredito nas mudanças climáticas (atenção: não no aquecimento global, essa é outra história). Sem dúvidas são mudanças que estão acontecendo e sempre irão acontecer. Eu também acredito nas mudanças econômicas, sociais, antrópicas, entre outras. O problema, ao meu ver, é como mensurar essas mudanças e qual a importância de cada uma delas para cada área do conhecimento. Por exemplo, digamos grosseiramente que nos próximos 50 anos a temperatura de determinada região irá variar em média (tanto a mais ou a menos) 1 grau Celsius. Acho que nossos organismos conseguiriam sobreviver a essa variação ao longo de 50 anos sem problemas, porém, talvez, algumas espécies vegetais bem sensíveis à temperatura e outras variáveis climáticas não consigam. Ainda nesse linha de raciocínio, talvez, essas espécies vegetais sejam características marcantes de uma população e isso afete diretamente a forma que ela vive. É como se não houvesse mais feijão no Brasil, arroz na China ou batata na Alemanha, entre outros exemplos (atenção: acho que essas culturas são mais resistentes às variações de temperaturas, foi somente para dar uma idéia genérica do que pode acontecer).
Esse assunto sempre rende um ciclo de discussões de loop com tendência infinita. O que eu sugiro que é todos tentemos ler sobre o assunto, tentar absorver os diferentes pontos de vista e ter em mente que nada é exato.
Abaixo segue uma lista de vídeos, entrevistas, cartas, artigos e documentos que eu aconselho. Ressalto que quase todos foram produzidos para um público geral e não são suficientes para fornecer base argumentativa para discussões mais específicas sobre o assunto, mas são ótimas (um pouco apelativas às vezes) para proporcionar uma visão geral sobre o assunto.
Vídeos:
Filme "Cool It" (do autor do livro "The skeptical environmentalist"): http://www.youtube.com/watch?v=eZR3gsY98VU&feature=player_embedded (Trailler)
Entrevista do Prof. Ricardo Felício (USP) no programa do Jô Soares: http://www.youtube.com/watch?v=winWWplmyMk
Qualquer documentário da BBC sobre o tema.
Filme "An Inconvenient Truth" de Al Gore.
Artigo "Climate Change: The Need to Consider Human Forcings Besides Greenhouse Gases" - Eos, Vol. 90, No. 45, 10, nov. 2009.
Carta "Mudanças climáticas: hora de se recobrar o bom senso" assinada por vários pesquisadores brasileiros para a Presidenta Dilma Rousseff.
Sequência de 4 artigos:
1. Artigo "O aquecimento da Terra" (O Estado de São Paulo, 7.11.2007) do Prof. José Carlos Azevedo: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_285644.shtml
2. Artigo "Sobre um físico e a feliz ignorância" (Folha de São Paulo, 13.12.2007) do Pesquisador Carlos Nobre: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_263532.shtml
3. Artigo "De docta ignorantia" (Folha de São Paulo, 14.12.2007) do Professor José Carlos Azevedo: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_264159.shtml
4. Um bem-aventurado e sua douta ignorância e a tréplica ("Um bem-aventurado e sua douta ignorância", Folha de São Paulo, 26.12.2007) de Professor José carlos Azevedo: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_265301.shtml
Artigo "Mudanças climáticas sob a ótica dos Aspectos Geológicos" da Geóloga Maria Cristina Ribeiro.