Estudamos, às vezes até gratuitamente, mas precisamos algum recurso para nos mantermos a mínima autonomia financeira, correto? Uma vez que não temos bolsa família & cia., que tal se engajar em pesquisas na sua área de estudo e obter algum auxílio financeiro? É o que muitos buscam. Espero nessa postagem contribuir nesse ponto de alguma maneira.
Primeiramente é necessário entender os tipos - algumas vezes chamadas de modalidades - e o objetivo de cada bolsa. Existem bolsas para todos os níveis de profissional em pesquisa, desde estudantes do ensino médio até Professores que já estejam aposentados. Vou dar uma pincelada em bolsas para graduação e para pesquisa no exterior.
Uma coisa fundamental é entender o funcionamento básico do nosso sistema de fomento à pesquisa. Explore, leia, entenda como funciona o financiamento para
bolsas pelo CNPq, da CAPES (pós-graduação), Fundações de pesquisa estaduais (FAPESP, por exemplo, para quem é de SP), sistema de Federações da Indústria (que engloba IEL e outros), pelos programas de sua própria Universidade, e qualquer outra instituição (até mesmo privada) que fomente isso. Leia os editais, veja qual é o tempo entre a publicação e data limite para envio de propostas, inscrições, entre outros. Veja também se determinada oportunidade de bolsa possui frequência determinada (se abre inscrições todo ano, por exemplo) e qual é, pois, caso você ainda não esteja apto, já poderá se preparar para a próxima oportunidade.
Alguns sites que eu aconselho são: http://www.cnpq.br/, http://www.capes.gov.br/, http://www.fapesp.br/ (mesmo que você não seja de SP, é bom para ter uma visão e, quem sabe, aproveitar uma oportunidade lá) e http://www.universia.com.br/.
Se você está procurando oportunidades fora do Brasil, fontes de pesquisa não faltam, e o problema será você dar conta de tanta informação de uma vez. Então, estabeleça alguns critérios (duração do período que quer passar fora, local, entre outros) e baseie sua pesquisa nisso. São muitas oportunidades! Só para ter uma noção: http://www.becasmaes.es (Espanha), http://www.fulbright.org.br/ (Estados Unidos), http://rio.daad.de/ (Alemanha), http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/franca/brafitec (França), http://www.nature.com/naturejobs/science/welcome (mais Europa em geral) e http://www.stb.com.br. Procure também os convênios já estabelecidos pela sua própria instituição, às vezes é muito mais acessível. Se inscreva nas newletters, elas te deixarão atualizado sobre inscrições e prazos.
Outra coisa muito importante são os contatos com os Professores/Pesquisadores da sua área de interesse. Em relação a isso, explore a nossa incrível ferramenta chamada Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/), procure por pesquisadores e/ou assuntos e descubra quem/onde/quando as pesquisas de seu interesse acontecem. Não tem lattes? Crie! É gratuito e, muitas vezes, um pré-requisito para ter uma bolsa.
Boa pesquisa e bom trabalho!